sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Manossolfa






Na aula de 14/12/11 trabalhamos a manossolfa, método desenvolvido pelo músico húngaro Zoltán Kodály.



A contribuição da obra de Kodály foi de extrema importância política para o desenvolvimento musical de seu pais, a medida que foi um ativista nacionalista da educação musical, trabalhando em conjunto com Bela Bartok, criando associações, incentivando grupos de canto coral e principalmente contribuindo sobremaneira no resgate do folclore húngaro, partindo da investigação etnicomusical, visitando todos os recantos do seu pais e conhecendo-lhe a música e manifestações artísticas de origem.
Seu trabalho científica organizou-se através da coleta de material, transcrição, classificação e publicação do mesmo. A partir do material colhido, elaborou um trabalho formativo de seu método para os professores e publicou canções e materiais didáticos para todos os níveis, desde a educação infantil até o nível superior.
A forma encontrada para reconstruir a musicalidade de seu povo baseou-se no desenvolvimento da musicalidade individual e na manutenção da cultura musical natural, amparadas na tradição oral. Assim, tinha como meta, ensinar o canto a todas as pessoas, partindo do princípio de uma alfabetização musical que enfatizava as canções folclóricas e nacionalistas, não destinada ao treinamento de músicos, mas ao público em geral.
Kodály pretendia, ao trazer a música para o cotidiano, alem de formar um público mais erudito, tornar a vida das pessoas mais criativa e humanizada. O seu método incluía leitura e escrita musical, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical, desenvolvidos com as crianças através de jogos, ensinando ritmo e melodia concomitantemente, utilizando, geralmente canções advindas do folclore húngaro, baseadas na escala pentatônica, alem do uso da manossolfa – sistema que alia sinais manuais às notas musicais. Este sistema possibilita às crianças a ler sinais e transformá-los em som.
O método Kodály, adaptado de propostas já existentes em outros países, envolve:
a) o canto a capella como fundamento principal,
b) o resgate das canções folclóricas da Hungria,
c) o sistema pentatônico
d) alturas relativas – Dó móvel – Tonic Solfa
e) um conjunto de sinais que auxiliam no desenvolvimento da relação tonal (manossolfa).
O legado de seu trabalho resultou em uma efervescência cultural que se reflete nos tempos atuais na sociedade húngara, através de apresentações diárias de óperas, várias orquestras sinfônicas e juvenis, na ótima qualidade profissional dos músicos e apoio das instituições à musica no pais.

Um comentário:

  1. 1-uns dizem ''o manossolfa, outros a manossolfa, acredito ser palavra feminina ou as duas estão corretas?
    2-A manosssolfa expressada apena com os dedos, ao invés da mão...

    ResponderExcluir